Tradutor

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Interpretação de texto - para depois do recreio

O CÃO E SEU REFLEXO

Um cão estava se sentindo muito orgulhoso de si mesmo. Achara um enorme pedaço de carne e a levava na boca, pretendendo devorá-lo em paz em algum lugar.
Ele chegou a um curso rio e começou a cruzar a estreita ponte que o levava para o outro lado. De repente, parou e olhou para baixo. Na superfície da água, viu seu próprio reflexo brilhando.
O cão não se deu conta que estava olhando para si mesmo. Julgou estar vendo outro cão com um pedaço de carne na boca.
Opa! Aquele pedaço de carne é maior que o meu, pensou ele. Vou pegá-lo e correr. Dito e feito. Largou seu pedaço de carne para pegar o que estava na boca do outro cão. Naturalmente, seu pedaço caiu na água e foi parar bem no fundo, deixando-o sem nada.

MORAL: Quem tudo quer tudo perde.
                                                                                                                                    Esopo


ATIVIDADES 
  1)     Por que o cão largou seu pedaço de carne?
a) (  ) Porque atravessou um rio procurando alguma coisa.
b) (  ) Porque deixou que o pedaço menor fosse levado pelo rio.
c) (  ) Porque ficou privado dos dois pedaços de carne.
d) (  ) Porque julgou que o outro cão tinha um pedaço maior.

  2) O texto foi escrito com o objetivo principal de:
a) (  ) anunciar um produto.
b) (  ) dar instruções.
c) (  ) transmitir ensinamento.
d) (  ) Mostrar pesquisa.

  3) O texto trata principalmente da:
a) (   ) coragem do cão.
b) (  ) fome do cão.
c) (  ) ambição do cão.
d) (   ) sabedoria do cão.

  4) O fato principal que ocorreu  na narrativa foi:
a) (   ) a grande fome do cão.
b) (   ) o sentimento de orgulho do cão.
c) (   ) a sombra que o cão viu no rio.
d) (   ) a ponte que o cão atravessou.

  5) O que o cão segurava enquanto atravessava o rio?
  a)  (   ) um pedaço de frango.
  b)  (    ) um pedaço de carne.
  c)   (  ) um pedaço de peixe.
  d)   (  ) um pedaço de linguiça.

  6)  Provérbios são ditados populares, ou seja, frases ditas pelo povo, que geralmente têm a intenção de ensinar algo. Responda: qual provérbio a seguir combina mais com o ensinamento da fábula lida?
   a)  (  ) Quem não tem cão, caça com gato.
  b)  (  ) Quem semeia vento, colhe tempestade.
  c)   (  ) Quem tudo quer, tudo perde.
  d)   (  ) Quem avisa, amigo é.

7)  O cão conseguiu o que queria? Por quê?

8) Esta fábula nos ensina algo? O quê?

9) Se você estivesse no lugar do cão, faria a mesma coisa? Por quê?

10)   Por que o cão largou o seu pedaço de carne para pegar outro pedaço?

Frankrauchia Borges de Almeida

Histórias matemáticas desafiadoras

ATENÇÃO!
     As histórias matemáticas deverão ser registradas no caderno de matemática e, após, os resultados deverão ser postados como comentário - que vou olhar de onde estiver e ver quem está trabalhando ou não.
 
     Comportem-se e não esqueçam de entregar os bilhetes da recuperação para quem estiver com vocês.
 
     Hoje o ajudante será o Fábio. Se ele não for na aula ficará com a Victória o cargo de ajudante.
Bom trabalho!


1 - João participou de um campeonato de judô na categoria juvenil, pesando 45,350kg. Cinco meses depois estava 3,150kg mais pesado e precisou mudar de categoria. Quanto ele estava pesando nesse período?
 
(A) 14,250kg
(B) 40,850kg
(C) 48,500kg
(D) 76,450kg
 
2 - Para uma temporada curta, chegou à cidade o circo Fantasia, com palhaços, mágicos e acrobatas. O circo abrirá suas portas ao público às 9 horas e ficará aberto durante 9 horas e meia. A que horas o circo fechará?
 
(A) 16h30
(B) 17h30
(C) 17h45
(D) 18h30
 
3 - Um garoto completou 1.960 bolinhas de gude em sua coleção. Esse número é composto por
 
(A) 1 unidade de milhar, 9 dezenas e 6
unidades.
(B) 1 unidade de milhar, 9 centenas e 6
dezenas.
(C) 1 unidade de milhar, 60 unidades.
(D) 1 unidade de milhar, 90 unidades.
 
4 - A professora de João pediu para ele decompor um número e ele fez da seguinte forma: 4 x 1000 + 3 x 10 + 5 x 1 Qual foi o número pedido?
 
(A) 4035
(B) 4305
(C) 5034
(D) 5304
 
5 - Gilda comprou copos descartáveis de 200 mililitros, para servir refrigerantes, em sua festa de aniversário. Quantos copos ela encherá com 1 litro de refrigerante?
 
(A) 3
(B) 5
(C) 7
(D) 9
 
6 - Num pacote de balas contendo 10 unidades, o peso líquido é de 49 gramas. Em 5 pacotes teremos quantos gramas?
 
(A) 59
(B) 64
(C) 245
(D) 295
 
7 - Um fazendeiro tinha 285 bois. Comprou mais 176 bois e depois vendeu 85 deles. Quantos bois esse fazendeiro tem agora?
 
(A) 266
(B) 376
(C) 476
(D) 486
 
8 - Uma merendeira preparou 558 pães que foram distribuídos igualmente em 18 cestas. Quantos pães foram colocados em cada cesta?
 
(A) 31
(B) 310
(C) 554
(D) 783
 
9 - Uma bióloga que estuda as características gerais dos seres vivos passou um período observando baleias em alto-mar: de 5 de julho a 5 de dezembro. Baseando-se na sequência dos meses do ano, quantos meses a bióloga ficou em alto-mar estudando o comportamento das baleias?
 
(A) 2 meses.
(B) 3 meses.
(C) 5 meses.
(D) 6 meses.
 
  (Não esquecer, quero uma postagem por aluno. Gabriel e Fabrício devem arrumar as postagens anteriores, assim como o Victor e o Lúcio)
 
10. Calcular e tirar a prova real:
a. 14562 x 15
b. 3346 x 17
c. 2455 x 35
d. 884 x 29
e. 2256 x 32
f. 445 x 53

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Coração conta diferente


           Ai...
           O que é que você tem, Tiago?
         Quem falou ai fui eu. Quem me perguntou o que é que eu tinha foi o Renato, que fica sen­tado do meu lado e pode vigiar tudo o que faço. Ele deve ter pensado que alguma coisa estava doendo. Mas esse ai não era de dor.
         Então, suspirei de novo, mas agora sem falar nada. Esse suspiro saiu como um sopro, que balançou as folhas do meu caderno. E pra dentro, baixinho, pra ninguém escutar, eu gemi: Ai, Adriana...
          É que ela levantou para ir ao quadro. Logo hoje que ela soltou o cabelo comprido daquele rabo-de-cavalo que ela costuma usar. O cabelo dela é tão lindo... Parece de seda e tem um brilho que eu ia dizer que parece o Sol. Mas a Adriana tem cabelos pretos e Sol moreno fica meio esquisito.
7x5 =45...
         — Tá errado, tia! Tá errado! — gritou toda esganiçada a Catarina.
      A tia então mandou a Adriana sentar. A Catarina correu e meteu o apagador em cima daqueles números tão bem desenhados, corrigindo com um 35 tão sem graça quanto a sua voz.
          Adriana voltou pro lugar dela e eu nem pude ver se ela estava com a cara muito vermelha. Ela ficou com a cabeça abaixada um tempão. Eu senti que ela estava triste e fiquei muito triste também. Aí, arranquei a beiradinha da última página do meu caderno e escrevi:
         Não liga, Adriana. O 45 que você escreve é tão lindo quanto o seu cabelo.
    Dobrei meu bilhete. Fiz bem depressa uma bolinha com o bilhete dobrado, mirei e joguei. Ela caiu no colo da Adriana.
    Meu coração bateu depressa. Ai, ai, ai, meu coração martelando tantos ais no peito. A Adriana foi desamassando o bilhete bem devagar. Ela leu, depois guardou dentro do estojo. Nem olhou pro meu lado. De repente me lembrei de uma coisa terrível: EU NÃO TINHA POSTO O MEU NOME NO PAPEL!
         Nisso, a tia me chamou. Eu só pensava naquela confusão.
         Tá errado! Tá errado! Deixa eu fazer, tia?
    Eu olhei pro quadro e entendi... 8 x 6 = 36... A tia me mandou sentar. Fui, morrendo de sem graça.
    Cheguei na minha carteira e vi uma bolinha  de papel bem em cima do meu caderno. Quando ninguém estava mais olhando, eu disfarcei e abri:
         Eu também me amarro no seu 36.
         No cantinho do papel estava assinado: Adriana

Coração conta diferente.Lino de Albergaria São Paulo: Scipione, 1992.




1- Analise o texto lido e use V (verdadeiro) ou F (falso):


(      ) O texto é uma narrativa.
(      ) O texto pode ser considerado um poema porque está escrito em versos.
(      ) O autor transcreve as falas das personagens, por meio do discurso direto.
(      ) O narrador é personagem porque participa das ações da história contada.
(      ) O narrador é observador, porque não participa da história contada.

2- Faça a correspondência, de acordo com o texto:

(A) Tiago                    (      )  Tem lindos cabelos pretos.
(B) Renato                 (       )  Narra a história.
(C) Adriana                (       )  Senta-se  próximo ao narrador.
(D) Catarina               (       ) Tem a voz esganiçada.

3- No 2º parágrafo o narrador explica que o “ai” que ele disse não era de dor. De acordo com o texto, o que significa esse “ai”?

4- Como a professora da turma é tratada no texto?
_______________________

5- O narrador ia comparar o brilho dos cabelos de Adriana com o Sol, mas desiste. Retire do texto a frase que indica porque a comparação não era boa.


6- Qual personagem do texto descobre o erro de Adriana e corrige os números no quadro?

___________________________________

7- Adriana descobriu quem tinha escrito o bilhete para ela? Escreva como você chegou
a essa conclusão?


8- Enumere as ações de acordo com o texto:
(      ) Tiago escreve um bilhete e o joga  para Adriana.
(      ) Catarina grita que a reposta de Adriana está errada.
(      ) Tiago observa Adriana escrevendo no quadro e suspira.
(      ) Adriana erra a resposta.
(      ) Tiago vai  ao quadro e também erra a resposta.
(      ) Adriana retorna para sua carteira e fica de cabeça baixa.
(      ) Adriana responde Tiago escrevendo um bilhete para ele.

9-      A gíria é uma forma de expressão oral ou escrita, usada por determinados grupos em situação de intimidade. Ela faz parte da linguagem coloquial.
         As gírias devem ser evitadas em situações formais ou cerimoniosas porque nessas ocasiões deve-se utilizar a linguagem padrão que obedece às regras da Língua Portuguesa.

Ø  A partir das informações dadas acima, responda:

a)- Adriana usa uma gíria no bilhete que escreve para Tiago. Que expressão indica essa gíria?
___________________________________

b)- Por que foi possível o uso da linguagem coloquial no bilhete escrito por Adriana?

_____________________________________

c)-   Reescreva o bilhete de Adriana substituindo a gíria por uma expressão da linguagem padrão, sem alterar o sentido da mensagem.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Histórico dos logotipos da Bienal


Iniciada em 1997, a Bienal do Mercosul sempre teve símbolos que a representavam. Em 2013 teremos a Nona Bienal, que falará sobre linguagens. 

Confira algumas informações sobre as bienais anteriores:


1ª Bienal do MercosulO logotipo da 1ª Bienal é parte de uma pintura do artista argentino Xul Solar (1927) homenageado naquela edição. A obra traz detalhes de varias bandeiras de países latino-americanos como Paraguai, Argentina, Chile, Uruguai, Brasil e Bolívia.
http://www.mml.cam.ac.uk/gradstudies/eurolit/images/XulSolar.jpg

2ª Bienal do Mercosul
A marca da 2ª Bienal é uma estilização feita a partir da coleção “carretéis” de Iberê Camargo. Usando as cores da bandeira do Rio Grande do Sul, o símbolo lembra uma forma abstrata e ao mesmo tempo uma figura em estado de admiração e surpresa.
http://www.iberecamargo.org.br/content/acervo/carreteis.asp




3ª Bienal do Mercosul
O logotipo usado para a 3ª Bienal foi o mesmo usado na 2ª Bienal, com base na obra de Iberê Camargo, mas o que realmente marcou como símbolo desta bienal foi a escultura que servia de sinalização pública colocada nas ruas de Porto Alegre.
http://www.bienalmercosul.art.br/novo/index.php?option=com_foto&Itemid=153&srcImage=galeria/3_bienal_do_mercosul/galeria_3Bienal/1191854728.jpg&tipo=MinSize&width=307&height=217


4ª Bienal do Mercosul
Na 4ª Bienal, além do instigante logotipo, foi acrescentada uma frase como titulo “A arte não responde, pergunta”. Os dois pontos de interrogação espelhados se referem ao uso do sinal gráfico invertido na língua espanhola e mostra também a união dos povos que integram o Mercosul. Esse logotipo passou a ser usado como marca oficial da Fundação Bienal do Mercosul, pelo seu caráter sintético além de ter um forte apelo popular, possuindo múltiplos significados e uma eficiente comunicação.

5ª Bienal do MercosulO logotipo da 5ª Bienal foi escolhida por concurso público, nela aparecem o numeral 5, a letra B (bienal) e a M (mercosul), todas interligadas formando uma espaço único, delimitando um território numa alusão simbólica aos limites culturais e geográficos do Mercosul, reforçado pelo titulo “Historias da Arte e do Espaço”.

6ª Bienal do MercosulO objetivo nesta edição da bienal era não apresentar um logotipo específico, estão foi criada uma imagem servindo de pano de fundo e fio condutor, com o nome do evento e o símbolo da Fundação. O título “A Terceira Margem do Rio” (baseada na obra de Guimarães Rosa) confere um tom metafórico, sugerindo a arte como lugar de novas leituras da realidade, superando fronteiras e buscando novos significados.

7ª Bienal do Mercosul
O título da 7ª Bienal – Grito e Escuta – transmite o sentimento de ação e reflexão, ou será o grito uma reflexão e a escuta uma ação? Independente da resposta a obra não se esgota em si mesma, ela é geradora de perguntas e de reflexões. O próprio logotipo não é estático, possui inúmeras possibilidades, e formas transmitindo a ideia de constante mudança.

http://www.bienalmercosul.art.br/novo/index.php?option=com_historico_marca&Itemid=30&id_bienal=-2
8ª Bienal do Mercosul - Ensaios de Geopoética


A 8ª Bienal do Mercosul aconteceu de 10 de setembro a 15 de novembro de 2011, em Porto Alegre/RS. Sob o título Ensaios de Geopoética, a 8ª edição da Bienal tratou da territorialidade e sua redefinição crítica a partir de uma perspectiva artística. Reuniu 186 trabalhos de 105 artistas de 31 países que desenvolvem obras relevantes para discutir noções de país, nação, identidade, território, mapeamento e fronteira sob os aspectos geográficos, políticos e culturais. 

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Matemática divertida

1. Calcular e tirar a prova real:

a. 2234 x 15
b. 1563 x 33
c. 456 x 39
d. 12669 x 11
e. 288 x 75

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Verbos


A todo o momento estamos praticando uma ação, como ler, pular, brincar, passear.

E durante esses momentos em que fazemos algo, manifestamos nossos sentimentos, nosso estado de espírito de diversas maneiras, tais como: alegres, tristes, cansados, eufóricos, entre outros.

Para que possamos entender melhor sobre isto, analisaremos as devidas orações:
    
                             
Paulo soltou a pipa                          A garota está contente


A primeira expressa uma ação – soltar a pipa

A segunda expressa um estado em que a garota se encontra - feliz

Agora se dissermos que está chovendo muito hoje, a oração representa um fenômeno da natureza, que é chover.

Logo, podemos definir o verbo como o termo que expressa ação, estado ou fenômeno da natureza.

O verbo é o elemento que mais se flexiona. Para compreendermos sobre este termo, observe:

Os artistas chegaram para a apresentação.

Percebemos que o verbo está no plural, justamente para concordar com o substantivo – artistas.

Aprofundando nosso conhecimento sobre esta classe, é importantíssimo sabermos sobre os seguintes casos:

As pessoas do verbo:

1ª pessoa – Quem fala- eu e nós
2ª pessoa - Quem ouve – Tu e vós
3ª pessoa – De quem se fala – Ele/eles- Ela/elas

Os números do verbo:

Singular – Eu, tu, ele
Plural – Nós, vós, eles

Os tempos:

Presente – hoje – Indica que a ação está acontecendo no exato momento: Eu leio a história.
Passado ou pretérito – ontem – indica que a ação já ocorreu: Meu irmão foi ao passeio.
Futuro – amanhã – Indica uma ação que ainda vai acontecer: Mamãe fará minha festa.

As conjugações do verbo:

1ª conjugação – os verbos terminados em “ar” – brincar, nadar, passear.

2ª conjugação – São terminados em “er” – vender, ler, correr.

3ª conjugação – terminados em “ir” – partir, sorrir, preferir.

Os modos:

Indicativo – representa uma certeza: Nós vamos ao cinema.

Subjuntivo – Expressa uma dúvida: Se você fosse comigo, ficaria contente.

Imperativo – Expressa uma ordem: Não faças isto, pode se machucar.



No quinto ano estudamos os verbos do modo INDICATIVO.
Os tempos verbais do modo indicativo são:
Pretérito Perfeito
Pretérito Imperfeito
Pretérito Mais que Perfeito
Futuro do Presente 
Futuro do Pretérito


 Conjugações dos verbos

Ao falarmos sobre as conjugações dos verbos, é importante sabermos que eles possuem três:

1ª conjugação – Terminação -AR
2ª conjugação – Terminação -ER
3ª conjugação – Terminação -IR

Observando a imagem acima e a frase referente a ela, percebemos a presença de um verbo – “cantar”.
Logo, de acordo com nosso conhecimento, sabemos que ele pertence à primeira conjugação.
Mas o importante não é apenas identificarmos a conjugação, é necessário também sabermos como conjugar esse verbo.

Por isso, vamos aprender?
Modo Indicativo, 1.ª conjugação



Modo indicativo 2.ª conjugação
O verbo ler pertence à segunda conjugação, pois sua terminação é “ER”. Assim como também pertencem a ela os verbos – vender, crer, saber, fazer, entre outros.

Observe atentamente.
Verbo vender – Modo Indicativo


Fonte: http://www.escolakids.com/

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Lenda gaúcha do João de Barro

João-de-Barro

      Contam os índios que, há muito tempo, numa tribo do sul do Brasil, um jovem se apaixonou por uma moça de grande beleza. Melhor dizendo: apaixonaram-se. Jaebé, o moço, foi pedi-la em casamento. O pai dela perguntou:
      - Que provas podes dar de sua força para pretender a mão da moça mais formosa da tribo?
      - As provas do meu amor! - respondeu o jovem.
      O velho gostou da resposta mas achou o jovem atrevido. Então disse:
      - O último pretendente de minha fila falou que ficaria cinco dias em jejum e morreu no quarto dia.
      - Eu digo que ficarei nove dias em jejum e não morrerei.
      Toda a tribo se espantou com a coragem do jovem apaixonado. O velho ordenou que se desse início à prova.
      Enrolaram o rapaz num pesado couro de anta e ficaram dia e noite vigiando para que ele não saísse nem fosse alimentado. A jovem apaixonada chorou e implorou à deusa Lua que o mantivesse vivo para seu amor. O tempo foi passando. Certa manhã, a filha pediu ao pai:
      - Já se passaram cinco dias. Não o deixe morrer.
      O velho respondeu:
      - Ele é arrogante. Falou nas forças do amor. Vamos ver o que acontece.
      E esperou até até a última hora do novo dia. Então ordenou:
      - Vamos ver o que resta do arrogante Jaebé.
     Quando abriram o couro da anta, Jaebé saltou ligeiro. Seu olhos brilharam, seu sorriso tinha uma luz mágica. Sua pele estava limpa e cheirava a perfume de amêndoa. Todos se espantaram. E ficaram mais espantados ainda quando o jovem, ao ver sua amada, se pôs a cantar como um pássaro enquanto seu corpo, aos poucos, se transformava num corpo de pássaro!
      E exatamente naquele momento, os raios do luar tocaram a jovem apaixonada, que também se viu transformada em um pássaro. E, então, ela saiu voando atrás de Jaebé, que a chamava para a floresta onde desapareceu para sempre
      Contam os índios que foi assim que nasceu o pássaro joão-de-barro.
      A prova do grande amor que uniu esses dois jovens está no cuidado com que constroem sua casa e protegem os filhotes. E os homens amam o joão-de-barro porque lembram da força de Jaebé, uma força que vinha do amor e foi maior que a morte.
Fonte: Livro "Moça Lua e outras lendas" de Walmir Ayala. Ediouro.


1. Quem foi Jaebé?
2. Qual prova o moço passou para provar o seu amor?
3. Como o moço foi preparado para passar por sua prova?
4. O que aconteceu com o casal apaixonado após os nove dias de jejum?
5. Por que o João de Barro é amado pelos homens?

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Português - REVISÃO PARA A PROVA



1. Conjugar o verbo APAGAR em todos os tempos do modo indicativo:

2. Conjugar o verbo ESCONDER em todos os tempos do modo indicativo:

3. Completar as frases com o porquê adequado:
a)____________________ o menino saiu mais cedo do futebol?
b) O carro parou na estrada ______________terminou a gasolina.
c) As crianças brincaram na rua? _______________?
d) O ________________deste mês ser tão triste eu não sei.
e) _________________ o hospital não é lugar de bagunça?

4. Circular os pronomes possessivos das frases:

a) Minha casa é verde e tem flores no jardim.
b) Nossa escola é muito limpa e organizada.
c) Tu conheces o CEP do teu endereço?
d) A mão dela está toda machucada.
e) Meu carro é azul, e o teu, que cor é?

5. Escrever em qual tempo verbal estão os verbos:

EXEMPLO: cantáveis - futuro de pretérito

compraria -
escondeu -

conhecera -

apagava -

acabará -

comia -

perdêramos -


6. Leia a reportagem abaixo, retirada do encarte "Folhinha" do jornal Folha de São Paulo e crie uma manchete:


_________________________________________________________________________________

O livro "Reinações de Narizinho" (ed. Globinho, R$ 48) chegou até Alessandra pelas mãos da avó, curiosa em saber por que a obra de Monteiro Lobato é tão famosa.
Coube à neta dar a opinião a respeito das histórias, escritas nos anos 1920.
Divulgação
Alessandra diz ler sempre um pouco antes de dormir e já ter a personagem preferida: Narizinho.
"Ela é uma criança feliz, ajuda os outros, dá conselhos e adora seus amigos", explica.
O título narra as aventuras da turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo e convida o leitor a conhecer, ao lado de Narizinho, Emília e Pedrinho, o reino das Águas Claras.
Sobre a fama do livro de Monteiro Lobato, Alessandra tem uma explicação: "As histórias ensinam um monte de coisas e trazem lições de amizade, amor e respeito".

7. Retirar da reportagem do exercício 6 as seguintes palavras:
a) Dois verbos na primeira conjugação:
b) Um pronome possessivo:
c) A frase que explica o porquê que Alessandra gosta de Narizinho.



quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Revisão para a prova de ciências




1. Qual a função do sistema cardiovascular?
2. Quais os órgãos do sistema cardiovascular?
3. Qual a função do coração?
4. O que são vasos sanguíneos?
5. Qual a diferença entre sangue arterial e sangue venoso?
6. O que é respiração?
7. Quais são os órgãos da respiração?
8. Escrever o caminho que o ar faz dentro do corpo humano:
9. Qual a diferença entre inspiração e expiração?
10. Qual a função dos pulmões?
11. Qual a localização exata do coração?
12. O que é circulação?
13.O que é o aparelho respiratório?
14. Qual a utilidade dos pelos das fossas nasais?
15.Quais os órgãos do sistema excretor/urinário?
16. Qual a função do sistema excretor/urinário?
17. Qual a função da bexiga?
18. Qual a função do sistema nervoso?
19. Quais os órgãos do sistema nervoso?
20. O que é encéfalo?


segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Reportagens

Turma 51... 
Estou colocando aqui, um espaço para que postem, como comentário, as reportagens que estão fazendo. Vai ficar bem legal, porque depois de pronto, todos poderão ler as reportagens dos colegas. 
Não esqueçam de identificar com nome as postagens. 
Bom trabalho!
Professora Rossele